O chamado MEI CLT, ou ainda MEI com Carteira Assinada é uma realidade 100% legal na maioria dos casos, desde que não tenham nenhuma limitação prevista na atividade exercida.
Se você se pergunta: Como ser MEI e trabalhar de carteira assinada? Saiba que essa é uma dúvida legítima e muito recorrente, afinal decidir entre ser MEI e CLT, como é o Imposto de renda nesses casos, Vantagens de ser MEI ou CLT, se Vale a pena Abrir um MEI, são algumas das perguntas relacionadas a esse assunto e qualquer resposta pode mudar tudo.
Nesse vídeo explico melhor sobre tudo que gira ao redor desse assunto:
É melhor ser MEI ou CLT?
Os dois possuem benefícios distintos e precisam estar alinhados com o seu objetivo. Com a carteira assinada, você tem a proteção da CLT. Entre os dois, talvez valha mais a pena os dois ao mesmo tempo.
Eu Perco Os Direitos Trabalhistas sendo MEI?
Tendo um MEI e sendo contratado com carteira assinada, se você for dispensado, o benefício Seguro Desemprego não será autorizado. Isso porque o seguro desemprego é indeferido, nos casos em que o beneficiário possui outra fonte de renda.
Como MEI eu perco o FGTS?
Não, esse direito é garantido a todo trabalhador CLT, mesmo aqueles que tenham outra empresa.
O que o MEI não pode esquecer?
O trabalhador MEI e CLT, deverá continuar pagando o DAS de seu MEI e o INSS descontado em folha. O DAS tem em sua maior parte o pagamento de INSS. As duas contribuições (INSS do DAS e o retido em folha) são consideradas na aposentadoria, mesmo que de forma distinta.
Atenção redobrada com o imposto de renda e as declarações da pessoa jurídica, elas se complementam e presumem lucros que são calculados e cruzados pela Receita Federal.